sábado, 28 de outubro de 2017

Poupança: Pague-se Primeiro

No poupar está o ganho!
O melhor livro de educação financeira e que todo o ser humano deveria ler intitula-se “O Homem Mais Rico da Babilónia”, de George Clason.
As dicas para gerir as suas economias e a sua vida de forma prática são intemporais e prova viva é este livro publicado em 1926!!!

O site resenhavirtual faz um sumário bastante prático do livro:
Plano Prático
O autor apresenta um plano prático de economia mesmo para as pessoas que estão endividadas. Ele aborda o que devemos fazer para trilhar o caminho do acúmulo de riquezas.
Segundo George, devemos viver com apenas 7/10 (70%) de tudo o que ganhamos. Outros 2/10 (20%) seriam utilizados para o pagamento de dívidas e empréstimos adquiridos anteriormente e 1/10 (10%) restante deveria ser poupado.
Após eliminar suas dívidas, como você estará acostumado a viver com somente 70% de sua renda, os outros 30% poderão ser poupado para aumentar a sua poupança. Segundo ele, o ouro escolhe os homens de acordo com seus hábitos.
Portanto, crie o hábito de separar uma valor para pagar as suas dívidas e outro valor para constituir a sua poupança.
Logo abaixo, podemos verificar outros ensinamentos abordados no livro para obter, manter e investir suas economias.
1 – De cada dez moedas que ganhar, gaste apenas nove.
2 – Faça o orçamento de seus gastos para dar conta de suas necessidades, alguns prazeres e mesmo assim poupar 10%.
3 – Faça o dinheiro multiplicar: aplique em atividades que tragam lucro ou rendimentos
4 – Guarde o dinheiro em lugar seguro, onde haja liquidez e que tenha lucro.
5 – Seja dono de sua própria casa
6 – Cuide de sua velhice e de sua família fazendo planos de proteção financeira para o futuro. Faça aquilo que ama e torne-se excepcionalmente bom.
7 – Aumente sua capacidade de ganhar: cultive seus poderes, estude, torne-se mais experiente e sábio

Conclusão

A chave para se livrar das dívidas ou mesmo constituir riqueza é utilizar-se do conceito “pague-se primeiro”. Assim como sabemos o que acontece se não pagarmos uma dívida, o tamanho que ela fica depois de um tempo. No caso de poupar um valor, o tempo e os juros compostos vão trabalhar ao seu favor para enriquecer.
O livro é de simples leitura e seu conceito foi utilizado em diversos outros livros de educação financeira, portanto, este deve ser o seu livro de entrada para aprimorar seus conceitos sobre finanças pessoais.
O Homem mais rico da Babilônia nos revela por caminhos concretos que é possível obter riqueza por meio de um bom planejamento e dedicação.

As dicas estão dadas! Basta seguir à risca! Boas poupanças!!!

Para ler o texto integral: 

Sem comentários:

Enviar um comentário